MENU
Tecnologia transmite dados da piscicultura para celular do produtor em tempo real
07/07/2022 16:17 em Agronegócio

Dados reunidos pelo Aqua-On são transmitidos da plataforma flutuante até uma estação em terra, com acesso à internet via Wi-Fi, e os dados ficam disponíveis em um aplicativo desenvolvido para celular

O Sistema de Aquisição e Transmissão de Dados para Piscicultura em Tanques-Rede (Aqua-On), desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reúne em um único equipamento o monitoramento de parâmetros meteorológicos e limnológicos (referentes aos rios e lagos), informações importantes para a criação de peixes.

O Aqua-On opera em alta frequência e utiliza tecnologia de código aberto, pois faz parte da iniciativa Open Source Inovation (OSI). Isso permite que todos os aplicativos desenvolvidos sejam reescritos ou aprimorados de forma colaborativa. O sistema usa transmissão de dados via rádio frequência de longo alcance, resultante da adaptação do Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental (Sima), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“É um ativo inovador para apoiar o monitoramento e gestão ambiental da piscicultura em tanques-rede, é de fácil operação e interpretação dos dados, com informações disponibilizadas em um aplicativo de celular em tempo real e em alta frequência, permitindo ao gestor a rápida tomada de decisão”, explica o professor da UFSCar, Osmar Ogashawara.

De acordo com Fernanda Sampaio, pesquisadora da Embrapa que liderou a pesquisa, o Aqua-On é um sistema modular e poderá ser adaptado à necessidade do sistema de produção. Entre os sensores que poderão compor o sistema estão os de monitoramento de variações térmicas atmosféricas e na coluna de água.

“O monitoramento em tempo real da temperatura da coluna d´água permite ao produtor identificar variações de temperatura que podem influenciar no manejo dos animais em produção, evitando estresse”, afirma Sampaio. A pesquisadora informa que a solução aguarda parcerias para a finalização tecnológica e disponibilização ao mercado (as empresas interessadas devem entrar em contato com Álvaro Spinola e Castro pelo e-mail cnpma.spat@embrapa.br).

Leia a matéria completa no site da Embrapa.

Com informações da Embrapa
Foto: 
Fernanda Sampaio

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!