Seguindo o plano de arborização da cidade, foi finalizada na segunda-feira (14), o plantio de mais de 40 mudas em algumas ruas do bairro Engenho Velho. O trabalho foi realizado, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, nas ruas Aracajú, Teresina, Virgílio Duarte e Antônio Barbosa da Silva, incluindo a ampliação dos canteiros e a poda das árvores.
As árvores são mudas de Ipê do Cerrado e Quaresmeira, com cerca de 1,5 metros de altura. O plantio é específico para calçadas e zonas urbanas, sem afetar a estrutura do solo e acarretar em problemas com a fiação elétrica. Cada muda foi plantada com 2 metros de distância para a outra. A previsão é que elas floresçam no período de um ano e meio a dois anos.
A arborização faz parte do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado. Através do cumprimento das metas do programa, é possível ter preferência na obtenção de recursos oriundos do Fundo Estadual de Prevenção da Poluição – FECOP. O município solicitante que obtiver melhor classificação nas listas de Evolução e de Qualificação para a Certificação, e na Certificação Final, será pleiteado com as verbas. Capivari nunca atingiu a pontuação suficiente, e este é um dos objetivos para o biênio.
“O trabalho ficou muito bonito e tenho certeza que a população aprovou o resultado. Reforço que qualquer um pode ter árvores em frente à sua casa, basta procurar orientação técnica através da Diretoria de Meio Ambiente”, pontuou o Diretor Guilherme Pagotto.
Vale lembrar que o Viveiro Municipal atende na Rua dos Geradores, s/n, no bairro Estação, e o munícipe pode retirar até cinco mudas por mês. Para casos de reflorestamento, é necessário entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente pelo telefone: (19) 3492-2975.