MENU
Extrativistas comemoram resultados do Projeto Castanhal
29/06/2021 20:07 em Agronegócio

Projeto com extrativistas acreanos possibitou a construção de 40 armazéns, um galpão comunitário e investimentos em logística para o fortalecimento local da cadeia produtiva da castanha-do-brasil

Moradores do Seringal Porvir, localizado na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Epitaciolândia (AC), comemoram os resultados do projeto “Castanhal - uso sustentável da sociobiodiversidade”, coordenado pela Embrapa em parceria com a comunidade. Durante três anos, a iniciativa beneficiou 40 famílias com a entrega de armazéns e oferta de capacitações, entre outras ações de melhoria da cadeia produtiva da castanha-do-brasil, com o objetivo de agregar valor à produção, abrir novos mercados e promover uma economia de base extrativista aliada à conservação florestal.

Financiado com recursos do Fundo Amazônia, geridos pela Fundação Banco do Brasil (FBB), o projeto Castanhal foi aprovado em 2018, em edital público do Ecoforte destinado ao apoio de associações extrativistas vinculadas a unidades de conservação federais. A execução das atividades foi coordenada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Extrativistas Wilson Pinheiro, que representa cerca de 50 famílias do Seringal Porvir.

Jurandi Moura, um dos moradores mais antigos da Reserva Chico Mendes, considera o apoio do Projeto Castanhal um grande diferencial para a comunidade e ressalta a importância da união para os objetivos coletivos. “Se trabalharmos juntos todos ganham e já conquistamos as condições necessárias para isso. Temos tudo que precisamos para realizar bem nossa atividade produtiva”, diz o extrativista.

Para saber mais, acesse o site da Embrapa.

Com informações da Embrapa
Foto: Flavio Forner

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!