MENU
Selo homenageia 'insetos benéficos' para a agricultura
04/01/2022 13:14 em Agronegócio

Com o título "Insetos benéficos", já está disponível a coleção de selos que é resultado  da parceria entre a Embrapa Meio-Norte e os Correios e Telégrafos. Os selos, que começaram a circular no mercado este mês, terão lançamento oficial para o público infanto-juvenil e ambientalistas em fevereiro de 2022.

Nessa emissão, os Correios, por meio da área da Filatelia, homenageiam os 30 anos do Tratado de Assunção, que resultou no Mercado Comum do Sul  (Mercosul), possibilitando dentre diversas atividades a criação das Emissões Filatélicas com Temática Comum. Para isso, a Embrapa Meio-Norte foi demandada pela Gerência de Filatelia dos Correios para auxiliar na Emissão Postal Especial Mercosul Insetos benéficos.

“A ideia era trabalhar com o público infantil para conscientizar as crianças sobre a importância dos insetos”, explicou Fábia Pereira, uma das pesquisadoras responsáveis pela seleção e produção dos conteúdos para os selos. “Foi um ano de muito trabalho, mas conseguimos, junto com a designer Luciana Fernandes, produzir essa preciosidade”, acrescentou.

A partir das características biológicas, comportamentais e ecológicas, foram selecionados seis grupos de insetos benéficos e produzidas as imagens individualizadas representativas de cada um. Com características lúdicas e traços específicos para personagens infantis, as representações artísticas foram realizadas de forma harmoniosa na relação de cores, formas e traços para criar a relação entre os insetos benéficos e a natureza de forma divertida.  

Microvespas, Rola-bosta, Louva-a-Deus, Joaninhas, Abelhas e Libélulas foram alguns insetos selecionados por suas extraordinárias características na preservação e conservação do meio ambiente, assim como o papel fundamental que têm na agricultura. “Gostaria de parabenizar os colegas Bruno Souza, Fabia Pereira, Maria Teresa Rego, Patrícia Drumond e Luciana Fernandes pela materialização desta conquista, demonstrando a força do trabalho em equipe e levando o nome da Embrapa mundo afora. Parabéns!”, saudou Anísio Lima Neto, chefe-geral da Embrapa Meio-Norte.

O título da emissão é exibido na parte direita da peça, e, no canto inferior esquerdo, é divulgado o nome popular do inseto representante do grupo. Foram utilizadas as técnicas de aquarela e lápis de cor para as ilustrações que foram aplicadas em computação gráfica, combinando recursos de softwares vetoriais e tratamento de imagens digital. O processo de impressão off-set e verniz foi realizado na Casa da Moeda e cada folha dispõe de 24 selos com valor facial de R$ 1,80 por cada selo.

O edital  nº 22 que trata da venda do selo já se encontra disponível no site dos Correios Online, ou na Agência de Vendas a Distância - Av. Presidente Vargas, 3.077- 23º andar, 20210-973 - Rio de Janeiro/RJ - telefones: (21) 2503-8095/8096; e-mail: centralvendas@correios.com.br. Para os colecionadores há ainda a disponibilidade da peça "obliterada", uma referência ao carimbo de 1º Dia de circulação do selo, uma peça filatélica que é carimbada no selo no dia do “nascimento”, registrando aquela data. Muitos filatelistas colecionam essa peça postal , selo + carimbo, e alguns inclusive montam o chamado “máximo postal”.

Com informações da Embrapa
Foto: Luciana Fernandes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!