"Estratégias para consolidação da produção intensiva de grãos no Acre" é o tema do seminário que será realizado na próxima quarta-feira, 6 de abril, a partir das 15 horas, na Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac). O evento é promovido em parceria entre a Câmara Técnica do Agronegócio do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, a Embrapa e a Faeac.
O encontro tem o objetivo de aproximar produtores rurais e autoridades ligadas à agropecuária para debater ações de fortalecimento e crescimento da cadeia produtiva de grãos no Estado, em especial o cultivo de milho e soja. Participam, como palestrantes, os pesquisadores Judson Valentim, Embrapa Acre, e Sebastião Pedro da Silva Neto, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Soja da Embrapa para o Centro-Norte do Brasil e atual chefe-geral da Embrapa Cerrados (Brasília/DF).
Além disso, será uma oportunidade para os agricultores conhecerem tecnologias e experiências que impulsionam a produção de grãos, com o uso de técnicas para a intensificação da agricultura. Segundo Bruno Pena Carvalho, chefe-geral da Embrapa Acre, esse intercâmbio fortalece as ações de pesquisa para consolidar a produção intensiva de grãos no Estado, com a recuperação de áreas degradadas e a implantação do sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em pastagens. “Esse evento ocorre no final da colheita da soja aqui no Acre e estamos com boas perspectivas de produtividade. A expectativa é ampliar as áreas de Integração Lavoura-Pecuária”, destaca.
Para o presidente da Faeac e coordenador da Câmara do Agronegócio, esses espaços promovem a identificação de necessidades concretas para um investimento em ações seguras no setor. “Com a busca de técnicos e conhecimentos competentes, incluindo também a alternativa de políticas públicas ligadas a esta cadeia produtiva, será possível dar o salto qualitativo e quantitativo que almejamos", afirma.
Produção de milho e soja no Acre
De acordo com dados do IBGE, nos últimos 10 anos, a área cultivada de milho no Acre caiu 15%. Em compensação, a quantidade produzida subiu 28% e o rendimento de produção (kg/ha) cresceu 36%. Em 2021, a produção de milho ficou em cerca de 7.300 toneladas.
O cultivo de soja começou a ser introduzido e incentivado no Acre em 2017. Nesse período, a produção do grão deu um salto de 7.000% e a produtividade foi de 60 sacas por hectare, um pouco acima da média nacional que é de 57 sacas.
Em áreas já desmatadas com a utilização do sistema Integração Lavoura-Pecuária, o valor bruto do plantio de milho e soja foi de R$ 15.420,00 por hectare/ano.
Por Embrapa
Foto: Divulgação/Embrapa