Expansão em relação a igual período do ano passado reflete alta da produção de soja, fumo e arroz, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
A agropecuária cresceu 5,1% no primeiro trimestre de 2021, frente a igual período do ano passado, e foi destaque no Produto Interno Bruto (PIB), que avançou 1,2% de janeiro a março. A indústria avançou 3% e os serviços tiveram queda de 0,8%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação aos últimos três meses de 2020, o PIB agro avançou 5,7%.
Frango, porco e ovo: por que os preços podem subir mais
A alta em relação ao ano passado foi puxada pelo aumento da produção e ganho de produtividade nas lavouras soja (+8,6%), fumo (+3,6%) e arroz (+0,3%), culturas que têm uma safra relevante no primeiro trimestre.
A soja, inclusive, tem previsão de safra recorde para este ano. Em contrapartida, o milho e mandioca, que também possuem colheita significativa no início do ano, registraram queda na produção, de 0,7% e 1,3%, respectivamente.
Segundo o IBGE, as atividades de pecuária e pesca registraram desempenho mais fraco, contribuindo negativamente para o desempenho da agropecuária.
Com informações do G1
Foto: Divulgação/Confederação Nacional da Agropecuária